Nesta quarta-feira (9), 140 idosas foram assistir o filme da Barbie no Boulevard Shopping, em Feira de Santana. Vestidas a caráter em diversos tons de rosa, as senhoras chegaram de caravana, com bastante alegria, diversão e encantando a todos que estavam no local. A iniciativa foi organizada pela presidente do Conselho do Idoso do Instituto Antônio Gasparini, Irene Azevedo. Em entrevista ao Acorda Cidade ela contou como surgiu a ideia.
“A ideia surgiu porque minha filha veio assistir o filme e a gente comentando, que enquanto se pensava em brincar com a bonequinha Barbie, ela trazia uma mensagem de mulher empoderada. Barbie astronauta, prefeita, tinha carro, tudo isso naquela época. Pensamos, como não empoderar a pessoa idosa? Para que ela possa se sentir uma pessoa que pode tudo, pode ocupar o espaço do cinema, vindo sozinha ou em grupo”.
Irene explicou que foi uma ação organizada por ela, mas em conjunto com as idosas que podiam comprar seus ingressos e de padrinhos que também se solidarizaram e doaram as entradas de quem não podia pagar.
“Como para a pessoa idosa é meia (ingresso) então conseguimos uma sessão especial. O idoso que pode, paga, os que não conseguiram, a gente deu um jeito, conseguiu um padrinho e deu para trazer 140 idosas”, disse.
Segundo ela, há 15 dias as senhoras estavam empolgadas e se preparando para o passeio. Irene disse que não se falava em outra coisa, a não ser o momento de ir assistir a Barbie no cinema.
A organizadora levantou a importância da atenção às pessoas idosas e que esse tipo de atitude traz ainda mais saúde para a vida delas.
“A felicidade da pessoa idosa é uma promoção de saúde. Muitos idosos hoje, com a correria dos filhos e netos, ficam em casa sozinhos, esperando a família chegar e poder hoje, sair para um espaço desse onde elas não vem com frequência, eu digo que hoje elas vão dormir bem”, contou.
As idosas que participaram são de diversos bairros da cidade, dos Centros Convivência Antônio Gaspari, do Ilza Amerinda e do Centro do Caseb, Dona Zazinha Cerqueira. Outras também foram convidadas pelas próprias amigas.
Maria do Carmo Azevedo Brandão assistiu o filme e contou ao Acorda Cidade, com muita empolgação, como foi a experiência. “Fui surpreendida, amei assistir o filme do Barbie, estou me sentindo uma Barbie. Tem um mês que vim ao cinema, eu gosto bastante”, disse.
A iniciativa foi marcante para todas.Muitas das idosas nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema e foram pela primeira vez nesta sessão.
Maria Luzia Duarte, também estava com uma alegria de dar gosto a vida. Ela afirmou que ama assistir filmes, mas que há muitos anos não entrava em um cinema.
“Eu também amei a ideia, estou apaixonada, estou adorando. Botei uma blusa rosinha para quebrar o gelo. Eu assisto mais filmes em casa na Netflix, amo filmes. Já tem uns 10 anos, acho que eu nem sabia mais entrar no cinema”, brincou. (Acorda Cidade)