A assessoria do 14º BPM (Batalhão da Polícia Militar) emitiu uma nota sobre o acidente registrado na manhã deste sábado (07) no Desfile Cívico no município de Santo Antônio de Jesus, após a explosão de um artefato (saiba mais, veja aqui).
A PM informa em nota que o acidente foi causado por um artefato explosivo de efeito sonoro utilizado durante a exibição da Guarnição da Rondesp Leste. O mesmo em função do desvio rolou do Centro para a margem da via atingindo assim algumas pessoas. Em nota, o 14º BPM ainda informou que os feridos foram prontamente assistidos por policiais, pelo SAMU e por profissionais de saúde do município.
Confira a nota na integra:
Em resposta à sociedade, quanto ao acidente com um artefato explosivo de efeito sonoro, ocorrido durante o Desfile do 7 de Setembro, o 14º Batalhão informa que não há pessoas feridas gravemente, que os feridos foram prontamente assistidos por policiais militares, pelo SAMU e por profissionais de saúde do município. Eles foram socorridos no local e no hospital de acordo com o tipo de lesão, todo o atendimento está sendo acompanhado pelo comando do Batalhão e prefeitura municipal, que prestam o apoio necessário às vítimas.
Do fato – Durante a exibição da Guarnição Rondesp Leste, foi lançado um artefato explosivo de efeito sonoro, que, em função do desnível da via, rolou do centro para a margem, na altura do gradil, onde explodiu e os estilhaços de borracha e plástico atingiram algumas pessoas causando ferimentos superficiais, uns com sangramento, outros com rubor e inchaço, mas nenhum com gravidade.
O uso de artefatos dessa natureza em desfiles cívico-militares é comum, feito com ambiente controlado e para propiciar uma boa demonstração ao público. Infelizmente, em função do quanto descrito, fatores indesejáveis desencadearam o acidente, que será apurado. O 14º Batalhão lamenta o ocorrido.
Assessoria de Comunicação Social – A S C O M
14º BPM INFORMA: Nota para a imprensa 002/07-09-2019