23 de agosto – Dia de Combate à Injustiça

23 de agosto – Dia de Combate à Injustiça

Injustiça: ação e/ou comportamento que se opõe à justiça. Que viola os direitos de outra pessoa. Neste domingo, 23, celebra-se o combate à injustiça, e ainda hoje, dificilmente se encontra uma pessoa que não tenha sofrido pelo menos um ato desta natureza ao longo da vida.

Há muitas situações que geram injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, a calúnia e a difamação, entre outros.

Uma boa prática para homenagear o dia do combate à injustiça é revisar as próprias atitudes e aceitar o desafio de mudá-las, mesmo que isto represente perdas de quaisquer natureza. Lembre-se que ao final da jornada, a única vitória possível é a felicidade de ter vivido uma experiência que contribuiu para o crescimento das pessoas e a melhoria do planeta, o que se faz com solidariedade e justiça.

Então, promova a justiça! Comece por você, mas não seja tão duro. Deixe que os sentimentos bons prosperem além das festas comemorativas. Para isso, seja mais gentil, cumprimente o próximo olhando nos olhos, elogie alguém sem pretensões de receber algo em troca, abrace as pessoas que trabalham com você, entre outras ações. Faça do seu ambiente agradável todos os dias e não só nas datas comemorativas. (Tribunal de Justiça)