5 estratégias para potencializar os negócios em tempos de crise

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Se em um cenário pré-pandemia da covid-19 os prestadores de serviços dos mais diversos segmentos já precisavam ser estratégicos para atraírem clientes e gerarem renda, agora essas táticas para driblar a crise são essenciais para a sobrevivência dos negócios. 

Para ajudar profissionais autônomos a encontrarem alternativas e enfrentar a crise, o especialista Leandro Götz, cofundador e CEO do HELPIE plataforma digital que conecta consumidores e fornecedores de serviços por meio de web e aplicativos móveis, separou algumas dicas que funcionam para qualquer segmento: 

Marcar presença no ambiente digital 

“Mesmo que o profissional não entenda nada de sites e redes sociais, é importante estar conectado com clientes para oferecer os serviços e atendê-los o mais prontamente possível”, recomenda. 

Ser claro e rápido nas negociações 

Além de manter o perfil ativo na plataforma com foto e descrição do serviço prestado, o profissional deve ser sempre cordial e tirar todas as dúvidas do cliente o mais rápido possível. “Padronizar as mensagens de saudação e informações básicas para o início das negociações é uma forma de atender novos clientes com agilidade e precisão. Essa mensagem padrão inicial pode ficar salva no bloco de notas do celular, assim é só prestador copiar e colar para iniciar o atendimento de uma nova solicitação”, indica. 

Direcionar as conversas para a contratação 

Após envio do orçamento, o profissional pode guiar a conversa para a fechar o negócio como, por exemplo: ‘Tem mais algum esclarecimento que posso te passar? Podemos fechar dessa forma?’. 

Caprichar no atendimento 

Ainda que o ambiente digital demande maior rapidez, é importante proporcionar um bom atendimento do início ao fim da prestação de serviço, uma vez que esse fator pode representar fidelização da clientela e possível indicação para outras pessoas que precisem. O especialista ainda indica que profissional peça ao cliente avaliar o trabalho dele nas plataformas digitais porque prestadores de serviços bem avaliados têm maior credibilidade e mais chances de fechar os próximos serviços. 

Procurar apoio de especialistas 

Outra dica que pode potencializar os negócios de profissionais autônomos é buscar especialistas que podem orientá-los a tomar as melhores decisões. O Sebrae, por exemplo, é uma organização criada especificamente para dar suporte ao micro e pequeno empresário em toda a cadeia do negócio, incluindo cursos para capacitação e atualização em diversas áreas. 

Por fim, Götz ressalta que todos os setores da economia foram afetados pela crise causada pelo novo coronavírus, por isso, é importante que os profissionais autônomos enfrentem as adversidades, buscando alternativas para terem renda. 

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