Valor da passagem dos ônibus de Salvador será divulgado na segunda, diz Prefeitura; tendência é de aumento

Foto: Aratu On
Foto: Aratu On

O valor da tarifa de ônibus em Salvador pode aumentar. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o prefeito ACM Neto (DEM) vai fazer o anúncio na próxima segunda-feira (30/12). A probabilidade de aumento, no entanto, é alta, levando em consideração os últimos anos. A Agência Reguladora e Fiscalização dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) é a responsável pelo estudo financeiro do contrato e um de auditoria da bilhetagem.

No final de 2017, o valor atual de R$ 4 ficou acordado após várias reuniões entre a prefeitura e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) que impôs condições para o aumento de 30 centavos em abril deste ano. Dentre as condições, está a renovação da frota – ficou prometido que 250 novos ônibus rodassem na capital baiana até setembro de 2019, totalizando 1000 em um prazo de quatro anos, além da instalação de ar-condicionado em parte dela. 

O último aumento foi o quinto consecutivo de reajuste da passagem, que acontece desde 2015. Outro dado: entre 2009 e 2019 o valor mais que dobrou. Há 10 anos, os soteropolitanos pagavam R$ 2,20. A atual gestão municipal, inclusive, foi a que menos aumentou o valor da tarifa dos coletivos nos últimos 20 anos, perdendo para a administração de Antônio Imbassahy (PSDB).

Em oito anos, a equipe do tucano reacertou o valor por seis vezes. João Henrique, que também ficou à frente da Prefeitura por duas vezes, corrigiu seis vezes. (Aratu)

google news