O Carnaval de Salvador terá pela primeira vez uma estrutura completa com equipamentos de pesagem móvel e balança do tipo dinâmica para pesar os trios elétricos e carros de apoio que participarão da festa.
A medida adotada pela Empresa de Turismo de Salvador (Saltur) atende a uma recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Autor da ação, o promotor de Justiça Olímpio Campinho define a pesagem como um avanço no aspecto da segurança dos foliões.
“O Carnaval existe há mais de 50 anos e a Central de Vistoria há mais de 20. Quando a pesagem dos veículos passa a contar com o auxílio de balanças apropriadas e aferidas, temos uma segurança a mais para o trabalho executado pelo engenheiro, responsável técnico e, sobretudo, para os foliões”, disse.
A pesagem dos trios é resultado de tratativas realizadas pelo MP-BA com os empresários e os órgãos de fiscalização de trios elétricos acerca da necessidade de apresentação de laudo que atestasse a segurança dos trios em relação ao seu peso e à sua capacidade de ocupação na avenida.
Foram realizadas reuniões entre o MP e órgãos como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), gerando as recomendações para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo fiscalizasse os trios e carros de apoio.
A empresa contratada para a prestação do serviço foi selecionada por meio de licitação. (Bahia.ba)