O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) lançou nesta quinta-feira (6/2), a Carteira de Trabalho digital. O documento pode ser solicitado pelo site ou aplicativo do SAC Digital, disponível para Android ou iOS.
Ao clicar na opção “obter CTPS digital”, o usuário será redirecionado para o site do Ministério da Economia, onde será preciso fazer um cadastro com dados pessoais. As informações são utilizadas na conta de acesso único do governo federal, onde serão validadas. Os novos usuários também terão que responder um questionário sobre a vida profissional e previdenciária.
As anotações trabalhistas são disponibilizadas pelos empregadores no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial). O sistema coleta informações que serão armazenados no Ambiente Nacional do e-Social. Isso permite que os órgãos participantes do projeto os usem para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e FGTS.
As informações sobre as novas contratações, férias, salários, entre outros, serão feitas eletronicamente e poderão ser consultadas pela internet. Vale ressaltar que a CTPS Digital não tem validade como documento de identificação. Em caso de diferença nos dados, a correção deve ser feita pela empresa contratante junto ao e-Social. (Aratu)