Moradores da cidade de Barra, no oeste da Bahia, registraram o momento em que clubes tradicionais do município comemoraram os festejos juninos com queima de fogos e aglomerações, na noite de terça-feira (23).
As imagens mostram o momento em que “soldados”, como são chamados os representantes dos clubes, soltam buscapés, tipo de fogos de artifício semelhante à espada, mas que explode no final.
Os soldados fazem parte de dois dos três clubes da cidade, o Humaitá e o Curuzu, que fazem a “Batalha dos Fortes”, como é chamado o momento em que eles se reúnem para soltar os fogos.
Com a queima do material, muitas pessoas saíram de casa para acompanhar a tradição junina e houve aglomeração, o que não é recomendado em meio à pandemia do coronavírus.
Por meio de nota, a prefeitura da cidade informou que não fez uma proibição específica para queima de fogos, mas disse que não incentivou as batalhas e cortou a verba anual destinada para a realização do São João.
O feriado de São João foi antecipado em várias cidades da Bahia, pelo governador Rui Costa, para evitar aglomerações e proliferação do coronavírus. Barra não foi incluída nas antecipações.
Até a terça-feira (23), a cidade de Barra tinha registrado 21 casos confirmados de coronavírus, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). (G1)