O Instagram Lite, versão mais leve do Instagram para Android, chega ao Brasil nesta quarta-feira (14). Ocupando apenas 2 MB no celular, o aplicativo é voltado para usuários com limitações em espaço de armazenamento, conexão de Internet ou pacotes de dados. Muito aguardado entre os brasileiros, o app já estava disponível em mais de 170 países desde março, e agora poderá ser baixado por aqui na Google Play Store. Não há planos para o lançamento de uma versão para iPhone (iOS).
De acordo com o Instagram, a versão Lite oferece “o mesmo Instagram”, mas com melhor experiência de download, menor consumo de armazenamento e baixo uso de dados móveis. O objetivo da rede social é oferecer acesso para usuários em todo o mundo, “independentemente do dispositivo, plataforma e rede em que estejam conectados”. Alguns dos recursos do aplicativo principal ainda não estão disponíveis, como lives e a criação de Reels.
O Instagram Lite tem como público-alvo os mercados emergentes, como Brasil, Índia, Indonésia, Turquia e mais. Com o lançamento, a rede social busca atingir pessoas com celulares que tenham problemas de armazenamento, que muitas vezes desinstalam alguns apps para poder instalar outros; usuários com conexões de Internet lentas; e quem possui pacotes de dados limitados ou muito caros. A rede cita que, em 2020, um em cada quatro usuários da América do Sul ainda dependia de redes 2G.
Para chegar ao menor tamanho possível, o aplicativo foi desenvolvido utilizando tecnologia similar ao Facebook Lite. Na prática, uma parte considerável do código roda no lado dos servidores do Instagram, exigindo menos do celular do usuário. Alguns acabamentos como a transição em formato de “cubo” dos Stories também foram repensados, visando ao menor uso do hardware do smartphone.
Recursos ausentes
Entre as funções ainda não disponíveis no Instagram Lite estão as transmissões ao vivo, a habilidade de criar Reels, e o Instagram Shopping. Além disso, o suporte ao IGTV é bastante limitado: apenas a pré-visualização do vídeo é exibida no app. A rede social reforça que trabalha para expandir esses recursos nos próximos meses. No momento, também não serão mostrados anúncios no Instagram Lite. A empresa diz que não há uma previsão de exibição de publicidade no aplicativo.
Em relação à possibilidade de um app do Instagram Lite para iPhone (iOS), o gerente de produto global do Instagram, Nicholas Brown, explica que não há planos para desenvolver uma versão leve para a plataforma da Apple. Segundo ele, os critérios de público-alvo, variedade de dispositivos e ecossistema utilizados no Instagram Lite para Android não se aplicam ao telefone da maçã. (TecMundo)