A Travessia Salvador-Mar Grande opera desde às 5h com oito embarcações na Baía de Todos os Santos. No entanto, o sistema será interrompido das 9h às 11h por conta da maré baixa. A situação impede que as embarcações atraquem no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, devido à pouca profundidade do canal de navegação.
A partir das 11h, o sistema voltar a operar com oito embarcações e cumprindo horários de saída de meia em meia hora ou a cada 15 minutos, conforme a demanda de passageiros.
Nas primeiras horas da manhã, o fluxo de embarque registrado na travessia foi um pouco maior no Terminal Náutico em direção às praias da Ilha de Itaparica. Neste domingo, maior parte da ilha registra sol forte com temperatura máxima prevista de 31 graus.
De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a Baía de Todos-os-Santos apresenta boas condições de navegação nesta manhã, com mar calmo e ventos fracos, com velocidade máxima de 19Km/h.
As embarcações da Travessia Salvador-Mar Grande fazem o percurso entre Salvador e Mar Grande em tempo médio de 40 minutos. Neste domingo, os horários noturnos da travessia serão normais. De Mar Grande, a última embarcação deixará o Terminal de Vera Cruz às 18h. Já a última saída de Salvador será às 19h30, do Terminal Náutico.
Morro de São Paulo e escunas
Na travessia Salvador-Morro de São Paulo, o movimento saindo do Terminal Náutico é moderado, mas a previsão é que fique intenso no sentido oposto, em direção à capital, já que muitos turistas se deslocaram para a Ilha de Tinharé, no município de Cairu, durante o final de semana. Todos os horários dos catamarãs têm lotação completa.
As saídas do Terminal de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 11h30, 13h, 14h30 e 15h. Já em Salvador, os usuários encontram vagas hoje nos horários das 10h30, 13h e 14h30 – o primeiro catamarã saiu do Terminal Náutico às 8h30. A passagem custa R$ 113.
Além disso, as escunas de turismo estão saindo desde às 8h, do Terminal Náutico, com lotação completa, para o tradicional “Passeio às Ilhas. As escunas cumprem, no roteiro, paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, retornando a Salvador às 17h30. A tarifa custa R$ 80.