A volta do feriadão foi complicada para quem dependeu do sistema ferry boat. Passageiros relataram ao G1 que passaram mais de 14 horas na fila do Terminal Marítimo de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica em direção a Salvador.
No início da manhã desta segunda-feira (18), pessoas diziam ter chegado ao local às 17 horas de domingo (17) e ainda não tinham conseguido fazer o embarque. As reclamações incluíam também a ausência do ferry que deveria ter saído às 6 horas de hoje.
A Internacional Travessia (IT), empresa responsável pelo sistema, informou que duas embarcações tiveram tubulações da rede de esgoto entupidas por vândalos e foi necessário retirar os dois ferries de circulação para desobstrução do equipamento.
A operação de retorno do feriado também foi impactada pelas chuvas que caem desde o último sábado (16), o que têm exigido mais esforços das embarcações, o que amplia o tempo de duração das travessias.
Ainda segundo a empresa, o sistema opera com embarcações saindo de hora em hora, com quatro ferries operando normalmente. Ainda de acordo com a IT, a espera dura cerca de três horas para veículos, em Bom Despacho, e o fluxo é tranquilo para pedestres. A empresa disse que o movimento é tranquilo para as duas categorias no terminal de São Joaquim.