Soteropolitanos foram surpreendidos pela forte ventania que atingiu Salvador durante o fim de semana. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a velocidade do vento chegou a 46,1 km/h no domingo (5). A Marinha emitiu um alerta com números ainda mais expressivos, de que a velocidade do vento chegou a 60 km/h no litoral.
A ventania acabou provocando danos e inconvenientes, com várias regiões sem luz durante o fim de semana. No bairro de Armação, as residências ficaram sem energia elétrica da noite de sábado até o final da manhã de domingo (5). Em Cajazeiras X e no Engenho Velho da Federação, também foram registradas quedas de luz.
Segundo a Coelba, os ventos de maior intensidade elevaram a quantidade de objetos e vegetações sobre a rede elétrica. A empresa também afirmou ter reforçado as equipes de operações para atender ao aumento de ocorrências.
Já a Codesal afirmou ter recebido 25 solicitações no fim de semana, dentre desabamentos de muros, ameaças de desabamentos, deslizamentos e quedas de árvores.
As fortes rajadas de vento registradas estão desviando a frente fria que atinge a capital baiana e levando-a para os estados de Sergipe e Alagoas.