Sistema do SAC apresenta instabilidade e clientes se queixam de falta de aviso prévio

Foto: Ascom/Saeb

O sistema de emissão de RG está apresentando instabilidade de funcionamento no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia. Morador de Lauro de Freitas, Luís Cláudio Leão, de 43 anos, constatou o problema após ir à unidade do Parque Shopping Bahia no horário do seu agendamento e receber, somente ao chegar no local, a informação de que o atendimento não poderia ser realizado.

O trabalhador de marketing digital conta que levou ao SAC os seus dois filhos, de 10 e 15 anos, para renovar os documentos de identidade. Ele chegou no horário previamente agendado, mas, na unidade, descobriu que o atendimento havia sido cancelado por causa de uma falha no sistema.

Segundo ele, outras pessoas no local encontraram-se na mesma situação. Atendentes do serviço o informaram ainda que ninguém estaria conseguindo emitir documentos de identidade em nenhuma unidade do estado há mais de dois meses.

Luís Cláudio questionou a falta de um aviso prévio sobre os cancelamento do atendimento. “Não avisam nada, só descobri no guichê. Depois de preencher meus dados, recebi lá mesmo uma mensagem cancelando o atendimento. Perdi meu tempo, gastei dinheiro com o estacionamento, tem gente que gasta com o transporte… fiquei chateado”, queixou-se.

Procurada, a Secretaria da Administração (Saeb), responsável pela gestão do SAC, confirmou o problema e se comprometeu a informar aos cidadãos com antecedência, via SMS, sobre os casos em que não serão atendidos por conta desse problema técnico. “Em breve, essa comunicação será via WhatsApp, baseada no contato informado no cadastro do cidadão”, diz a nota.

O sistema é de responsabilidade do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). A reportagem aguarda uma reposta da empresa, que adiantou apenas a informação de que a informação sobre a duração da instabilidade “não procede”. (Metro1)

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