Aneel determinou a manutenção da bandeira verde por causa do alto patamar de reserva de água nas hidrelétricas brasileiras
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a continuidade da bandeira verde na conta de energia no mês de dezembro, o que significa que não haverá cobrança de taxa extra no final do ano. A determinação se deve ao período de chuvas e ao bom nível dos reservatórios de água brasileiros.
Segundo o operador nacional do sistema, que controla o sistema elétrico brasileiro, a carga de energia, por exemplo, deve crescer 1,2% no mês de dezembro, e o nível dos reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão ass principais hidrelétricas do país, deve crescer expressivamente, encerrando dezembro ao nível de 52,1% da capacidade, o que representa mais do que 5% do total de armazenamento das hidrelétricas em novembro. O operador nacional do sistema projeta também para dezembro chuvas relativamente significativas, 95% da média histórica, o que deve manter o nível dos estoques de água fortalecidos. A tendência é que a bandeira verde vigore até o final do período chuvoso, por volta de março e abril de 2023. (JP)