Ex-comandante Militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva será o novo comandante do Exército. Ele assume o posto no lugar do general Júlio Cesar de Arruda, demitido neste sábado (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão do presidente se deu um dia após a reunião do chefe do Executivo com o ministro José Múcio Monteiro, da Defesa, e com os comandantes das tropas. Atualmente, o Governo tem focado na tomada de decisões sobre a segurança, após os ataques antidemocráticos do último dia 08, em Brasília.
Nascido na cidade de São Paulo, Tomás Paiva iniciou a carreira militar em 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).
De acordo com o G1, ele também atuou em missão do Exército no Haiti e foi Comandante da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de janeiro, no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria, no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro, e no 33° Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cascavel.
Com 62 anos, ele chefiava o Comando Militar do Sudeste desde 2021, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2019, ele assumiu o posto de general de Exército e passou a integrar o Alto Comando do Exército. (BNews)