Mais de 190 estudantes atletas de escolas públicas e privadas de todo o Estado desembarcaram, nesta quarta-feira (2), em Salvador, para a seletiva das etapas nacionais das modalidades de judô, wrestling (luta olímpica), ciclismo e ginástica rítmica dos Jogos Escolares, na faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. As competições serão realizadas em equipamentos de esporte da capital e de Lauro de Freitas, entre esta quinta-feira (3) e sábado (5).
As lutas de judô abrem os confrontos na quinta-feira, a partir das 8h, na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. Na sexta, duas modalidades serão disputadas: ginástica rítmica, no Colégio São José, em Salvador, a partir das 14h, e wrestling, no Complexo Esportivo Armindo Biriba, no bairro de Itapuã. No sábado, a partir das 14h, acontece a competição de ciclismo nas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Mais de 20 judocas dos municípios de Barreiras e Seabra viajaram quase 900 km até Salvador para a disputa das seletivas estaduais. Para o atleta Eduardo Ferreira, 13 anos, da Escola Municipal Giuseppe Lacoviello, em Barreiras, a distância não incomodou tanto. Na capital pela primeira vez, o judoca espera conquistar o lugar mais alto no podium e representar a Bahia na etapa nacional. “Esta é uma oportunidade que só o esporte pode proporcionar. Estou muito feliz e espero ganhar a medalha de ouro”, disse.
Realizada pelo Governo do Estado, a seletiva para etapas nacionais iniciou no dia 30 de julho, com as disputas de 14 modalidades esportivas, entre individuais e coletivas. Os campões de 15 a 17 anos desta seletiva estadual (modalidades coletivas e individuais) garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que acontecerão de 1 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto/SP. Já os vencedores na categoria 12 a 14 anos garantem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com previsão de ocorrer em Brasília, no final de outubro e início de novembro.
As seletivas para as etapas nacionais dos Jogos Escolares são a maior competição estudantil do Estado. É dividida entre as fases municipais, regionais e estadual. Os torneios são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, e pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE). (BN)