Foto : Agência Brasil
O ministro da Segurança Pública, Raul Jugmann, afirmou hoje (13) que o principal problema da área no Brasil está no sistema prisional. De acordo com ele, a maioria dos crimes cometidos é comandado por bandidos de dentro das cadeias. “A discussão de segurança no Brasil começa na rua e termina nos portões do sistema prisional. Ao menos 70 facções criminosas foram criadas dentro do sistema prisional o que me leva a chamar a atenção que a dinâmica do crime na rua é comandada de dentro do sistema prisional. Não há discussão sobre a questão da segurança pública dos portões para dentro das unidades prisionais, ao que se passa lá dentro e o retorno daquele preso à rua”, disse Jungmann, em entrevista coletiva à imprensa na sede da delegacia-geral da Polícia Civil de São Paulo. Jugmann declarou, ainda, que é preciso levantar o debate sobre a superlotação nas prisões brasileiras. “Tem que ter medidas cautelares, tem que ter um semi-aberto que funcione, tem que ter monitoramento por tornozeleira e assim por diante”, disse. (Metro 1)





