A partir desta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo inicia a manutenção periódica das sirenes localizadas nos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Felix, na região do Recôncavo Baiano. A ação visa verificar o funcionamento dos equipamentos e prevê testes sonoros em todas as 25 sirenes instaladas nos três municípios.
Durante os testes as sirenes podem tocar a qualquer momento em horário comercial, de segunda a sexta entre 8:00 e 17:00, enquanto as equipes da empresa Televale estiverem manuseando os equipamentos. Ao serem acionadas, as sirenes emitirão a mensagem: “Atenção, este é um teste da sirene de alarme”, e em seguida tocam o som de alarme. Não há necessidade de as pessoas saírem de suas casas ou pararem o que estiverem fazendo. A previsão é que os testes sejam finalizados em meados de março de 2024.
A manutenção programada das sirenes faz parte das atividades de prevenção do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina de Pedra do Cavalo, que opera sob concessão da Votorantim Cimentos. É importante destacar que a barragem está segura e a Usina mantém todas as suas atividades e controles dentro da normalidade