Presidente do Conselho em SAJ diz que secretário de saúde não tem autonomia e revela interesse em se candidatar a prefeito

Foto: Voz da Bahia

A Coofsaúde, cooperativa que fornecia mão de obra na área da saúde em cidades baianas, é suspeita de causar prejuízos de R$ 24 milhões aos cofres públicos do município de Feira de Santana entre 2016 e 2017. A empresa foi alvo de operação do Ministério Público Estadual (MP-BA), que deflagrou na manhã de terça-feira (18) uma operação para desarticular a organização criminosa. 

SOBRE A COOFSAÚDE: O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Brito, conhecido Zé Brito, falou sobre a situação em entrevista às 12h30 na live do Voz da Bahia na tarde desta quarta-feira (19). Zé afirmou inclusive, que quando a cooperativa atuava na cidade, ele desconfiou de algumas prestações de contas da mesma, pois, segundo o mesmo, a cooperativa levava a maior parte do valor declarado nos contratos dos profissionais, “o que nos chamava atenção era que quando a gente recebia as contas que eram prestadas dessa cooperativa, era que o salário que vinha para os profissionais, enfermeiro, médico, assistente, dentista, era uma quantia de R$ 5, R$ 6, R$ 7 mil reais onde a gente via o que era de imposto para esse profissional era muito maior”, explicou. O presidente ainda informou que o Conselho já está buscando fiscalizar a cooperativa atual da cidade, “hoje é uma outra cooperativa que está prestando serviço, e já encaminhamos um Ofício porque a gente quer conhecer quem são os cooperados majoritários, mas ainda não chegou a resposta para nós e estamos no aguardo”, relatou. 

TRABALHO VOLUNTÁRIO: Membro do Conselho de Saúde desde a sua fundação, Zé fica a frente da presidência até março de 2020. Ele fez questão de esclarecer que toda dedicação que tem com o Conselho é voluntário, nem ele, nem os demais conselheiros recebem salário para atuarem, “eu quero dizer para todas as pessoas que nosso trabalho é de colaboração de contribuição gratuita”, garante.

VOTOU NO EX-PREFEITO HUMBERTO LEITE: O conselheiro também revela para quem foi o seu voto nas últimas eleições municipais, “eu não votei com o prefeito atual, e não me arrependo de ter votado no ex-prefeito Humberto Leite , como tantos outros estão arrependidos”, disse. 

“DR. LEANDRO NÃO TEM AUTONOMIA”: A gestão do atual secretário de saúde, Leandro Lobo, também foi comentada por José Brito, ele disse acreditar que o secretário não tenha toda autonomia que precisa alguém que ocupa esse cargo, “o Dr. Leandro é uma pessoa boa, tem conhecimento, é um homem de pulso, de atitude, mas talvez dentro da gestão ele não tenha autonomia necessária para poder gerir a saúde como ele gostaria. Eu acho que ele tenta fazer o melhor”, desfechou.

“NUNCA FUI RECEBIDO POR ROGÉRIO ANDRADE”: O presidente do Conselho ainda informou que há tempo tenta um dialogo mais próximo com o prefeito Rogério Andrade (PSD), mas não tem tido sucesso nas investidas, “eu já entreguei Ofícios pedindo audiência com o prefeito para o Conselho de Saúde, e nunca fui atendido pelo gestor”, contou. 

VONTADE DE SE CANDIDATAR A PREFEITO: Apesar de não ser filiado a nenhum partido político, José Brito expôs sua vontade em se candidatar a prefeito de Santo Antônio de Jesus, “eu tinha interesse em me lançar prefeito de Santo Antônio de Jesus. Tenho essa vontade para mostrar ao povo de Santo Antônio de Jesus como é que um prefeito trabalha. Não estou filiado a partido neste momento, mas queria muito que isso acontecesse”, revelou. 

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

google news
senac
  • TAGS