Presidente do Sindicato de SAJ esclarece polêmica sobre abertura do comércio no Dia de Corpus Christi

Na tarde desta terça-feira (14), Júnior Fonseca, presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, abordou a polêmica em torno da abertura dos comércios na cidade no dia 30 de maio, dia de Corpus Christi.

Fonseca esclareceu que, apesar do dia de Corpus Christi não ser um feriado nacional, a legislação municipal não proíbe o funcionamento do comércio na data. Durante as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025 e 2025/2026, o sindicato patronal solicitou um acordo coletivo para permitir o funcionamento do comércio neste dia.

No acordo da convenção, ficou estabelecido um reajuste salarial de 6,94%, bem acima da inflação, que está em 3,86%. Além disso, foi mantido o fechamento do comércio no Dia dos Comerciários, que ocorre na segunda-feira de Carnaval. Outros benefícios, também foram assegurados.

Um ponto crucial do acordo é que os funcionários que trabalharem no dia de Corpus Christi terão direito a duas folgas consecutivas. Caso as empresas não cumpram essa medida, estarão sujeitas a multas.

Veja vídeo abaixo:

google news