Na última quarta-feira (15), equipes da Coordenação de Operações do Departamento de Polícia Metropolitana (COP/Depom) realizaram uma importante operação que resultou na recuperação de rolos de cabos de operadoras de telefonia. O material foi encontrado em um depósito localizado no bairro Arraial do Retiro, na capital baiana. Com mais de 45 mil metros de fios apreendidos, totalizando 11 toneladas, o valor estimado é de R$ 440 mil.
O diretor do Depom, delegado Arthur Gallas, destacou que essa é a maior recuperação deste tipo de produto já registrada no Brasil. Segundo ele, as investigações sobre furtos e roubos desses materiais são frequentes, e essa apreensão representa um marco significativo. “Na contabilidade realizada com as operadoras de telefonia, ficou evidenciado que esta é a maior apreensão desta natureza, de uma só vez, na história, em todo território nacional”, afirmou.
Apesar da operação contar com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, nenhum suspeito foi encontrado no local durante as diligências. As operadoras de telefonia foram notificadas para realizar a retirada dos cabos apreendidos. As investigações terão continuidade na 11ª Delegacia Territorial (DT/Tancredo Neves), com o objetivo de identificar os envolvidos nos crimes.