Lucas Gordia Andrade, um adolescente de 17 anos de São João do Triunfo, nos Campos Gerais do Paraná, viu seu sonho de infância se tornar realidade ao construir uma capela no terreno de sua casa. Desde muito pequeno, Lucas brincava de celebrar missas, influenciado pelo exemplo de seu bisavô, que mantinha uma capela na família.
A capela, batizada como Capela Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Conceição, foi construída em estilo neogótico, com torres pontiagudas, portas amplas e vitrais. Com o apoio dos pais e da comunidade local, Lucas iniciou a construção aos 13 anos. A estrutura tem pouco mais de 8 metros de altura, 5 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, e está aberta à comunidade de Faxinal dos Ferreiras.
Lucas, atualmente estudante no Seminário Propedêutico São João Paulo II em União da Vitória, decidiu seguir a vocação religiosa e mantém a capela ativa, mesmo estando distante, sob os cuidados de seus pais, agricultores na região. O projeto custou cerca de R$ 30 mil, financiado com doações de amigos e parentes, incluindo tábuas de cedro para o altar e contribuições de mão de obra.
Embora a construção não tenha exigido aprovação formal da Prefeitura de São João do Triunfo devido às normativas municipais para edificações na zona rural, a inauguração da capela em outubro de 2023 marcou um momento significativo não apenas para Lucas, mas para toda a comunidade envolvida no projeto.
Fonte: G1