Nova carteira de identidade nacional chega ao SAC de SAJ e mais 6 cidades

Modelo da nova carteira nacional de identidade — Foto: Itep/Divulgação

A partir desta quinta-feira (29), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em mais sete postos SAC no interior da Bahia. Os postos que receberão o serviço são: Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença. Para solicitar a CIN, é necessário agendar o atendimento previamente através do aplicativo, do portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 para ligações de celular ou 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.

Durante a implantação da CIN, a emissão do antigo RG estará suspensa entre os dias 26 e 28 de agosto nesses sete postos. No entanto, os cidadãos que já solicitaram o RG podem retirá-lo sem necessidade de agendamento, bastando apresentar o protocolo na unidade. A implementação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

A primeira via da CIN é gratuita e usará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Se a certidão estiver plastificada, também é preciso levar uma cópia. A CIN permite a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências, podem ser adicionadas, bem como o tipo sanguíneo, fator RH, e a escolha de ser doador de órgãos.

Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, conforme solicitado pelo cidadão. Em caso de mudança de nome na certidão de nascimento, apenas o novo registro será considerado. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a emissão física, e inclui um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.

Não é obrigatório substituir imediatamente o antigo RG, que continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da CIN varia conforme a idade: 5 anos para crianças de 0 a 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.

Para mais informações, os cidadãos podem acessar os sites oficiais (www.saeb.ba.gov.br e www.sac.ba.gov.br) ou entrar em contato pelo call center.

google news