Idoso morre enquanto esperava atendimento no CadÚnico em Salvador

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) informou que o idoso chegou ao CadÚnico já em mal-estar e foi imediatamente conduzido para um local reservado.

Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (27/8), o idoso Jorge Luiz Moreira, de 70 anos, faleceu enquanto aguardava atendimento na sede do Cadastro Único (CadÚnico), no bairro do Comércio, em Salvador. Vídeos enviados por leitores mostram o idoso sendo socorrido por pessoas presentes no local, mas alegam que funcionários do estabelecimento não prestaram assistência imediata.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) informou que o idoso chegou ao CadÚnico já em mal-estar e foi imediatamente conduzido para um local reservado.

A nota da secretaria afirma:

“A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) comunica que o idoso Jorge Luiz Moreira (70 anos) chegou para atendimento, no Cadúnico, já apresentando mal-estar. Assim que os técnicos verificaram a situação, o conduziram para um local reservado, para que fosse atendido de maneira eficiente e respeitosa.

A pasta informa, ainda, que a equipe do SAMU também foi acionada e de imediato realizou os procedimentos necessários. Constatado o óbito, o corpo do idoso, bem como seus acompanhantes, foram encaminhados para a UPA dos Barris, onde continuam sendo assistidos por equipe socioassistencial.

Sobre a estrutura de atendimento, a pasta comunica que a demanda aumentou esta semana, pois dia 31 de agosto é o último prazo para atualização do CadÚnico, apenas para cerca de seis mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos e pessoas com deficiência, convocados pelo Governo Federal, sendo esta uma exigência do programa. Por isso, para estes atendimentos, a Sempre disponibiliza mais de 300 funcionários, na sede do serviço, onde é ofertado desjejum, e em outras 34 unidades como os CRAS, Prefeitura-Bairro e postos descentralizados, e ressalta que mais de duas mil visitas domiciliares já foram realizadas para fazer o recadastramento do público prioritário.”

A Secretaria ressaltou que a equipe do SAMU foi acionada imediatamente e que o atendimento de Jorge Luiz Moreira foi conduzido de forma adequada conforme a situação.

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