Qual a importância dos cargos de prefeito e vereador, em disputa nas eleições?

Este ano, mais de 150 milhões de eleitores irão às urnas para escolher esses representantes em 5.568 municípios do Brasil.

A cada quatro anos, as eleições renovam os cargos de prefeitos e vereadores nas cidades. Este ano, mais de 150 milhões de eleitores irão às urnas para escolher esses representantes em 5.568 municípios do Brasil.

O que faz o prefeito?

O prefeito é o chefe do governo municipal. Ele é responsável por administrar a cidade e garantir que a população tenha serviços essenciais, como limpeza urbana, saúde e educação. O prefeito deve controlar os gastos da cidade, planejar e executar obras, arrecadar impostos e organizar os serviços públicos. O mandato do prefeito dura quatro anos e ele pode se candidatar à reeleição. A eleição é feita por votação direta, ou seja, o candidato mais votado vence. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, pode haver um segundo turno se nenhum candidato conseguir mais da metade dos votos.

O que faz o vereador?

O vereador faz parte do Poder Legislativo da cidade. Ele cria e propõe leis que serão votadas pelos demais vereadores. Além disso, o vereador fiscaliza a administração municipal, verifica se o orçamento está sendo bem utilizado e discute políticas públicas com o prefeito. Os vereadores também julgam as contas públicas e investigam possíveis infrações do prefeito e dos próprios membros da Câmara Municipal. O mandato dos vereadores também é de quatro anos, mas não há limite de reeleições. A eleição para vereador é proporcional, o que significa que não é apenas o número de votos do candidato que conta, mas também a quantidade de votos que o partido recebe. O número de vereadores varia conforme o tamanho da população do município.

google news