Vasco e Corinthians entram com ação no STJD contra mudança nas datas da semifinal da Copa do Brasil

Clubes alegam que Atlético-MG e Flamengo foram beneficiados pela alteração do calendário da CBF

Foto: Thais Magalhães / CBF

Na noite desta segunda-feira (30), o Vasco da Gama entrou com uma Medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para contestar a alteração das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. O Corinthians se uniu ao time carioca, alegando que tanto o Atlético-MG quanto o Flamengo, seus adversários no torneio, foram favorecidos pela decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os dois clubes se sentem prejudicados pela antecipação de suas partidas pela 30ª rodada do Brasileirão e pelo adiamento dos confrontos decisivos da Copa do Brasil. No Brasileirão, o Vasco enfrentará o São Paulo no dia 16 de outubro, enquanto o Corinthians jogará contra o Athletico-PR no dia seguinte. Após esses jogos, ambos voltam a campo para os duelos da semifinal: o Vasco enfrenta o Atlético-MG no dia 19 e o Corinthians encara o Flamengo no dia 20.

A diretoria do Vasco busca anular a partida junto ao STJD, mas a expectativa é de uma batalha jurídica difícil, dado o peso da CBF nas decisões do tribunal. No entanto, o Cruzmaltino conta com o apoio estratégico do primeiro vice-presidente geral, Paulo Simões, ex-presidente do STJD, além da atuação da advogada Luciana Lopes, filha de Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Nesta quarta-feira (2), o Vasco inicia sua campanha nas semifinais da Copa do Brasil enfrentando o Atlético-MG na Arena MRV, enquanto o Corinthians jogará contra o Flamengo no Maracanã.

Leia a nota do Vasco:

“O Vasco da Gama informa que, nesta segunda-feira (30/09/2024), protocolou junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma medida inominada, com pedido de urgência, questionando a alteração unilateral das datas das partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil 2024 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A referida modificação, realizada sem o consentimento do Vasco e de maneira contrária ao calendário previamente estabelecido, viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF. O clube reafirma seu compromisso com o respeito às normas e à isonomia no futebol nacional.

O Vasco aguarda e confia que a Justiça reestabeleça a tabela definida originalmente e que o jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil aconteça nas datas previamente estabelecidas, sendo elas 16 ou 17/10.

VASCO DA GAMA SAF”.

google news