O Hospital Municipal de Salvador (HMS) iniciou a realização de cirurgias gratuitas de redução de mamas, visando atender pacientes que necessitam deste procedimento. Para participar, é necessário obter uma guia para consulta médica com um cirurgião plástico, que avaliará a situação.
Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as marcações podem ser feitas presencialmente em qualquer posto de saúde da capital. Após essa etapa, as pacientes são encaminhadas para acompanhamento e realização dos exames complementares necessários para a cirurgia. Embora a agenda para 2024 esteja cheia, novos agendamentos estarão disponíveis a partir de 2 de janeiro de 2025. Desde fevereiro, mais de 500 pacientes foram atendidas no HMS, com mais de 60 cirurgias já realizadas.
No último domingo (13), cinco mulheres passaram pela cirurgia no HMS. A mamoplastia redutora tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pacientes que sofrem de gigantomastia, uma condição caracterizada pelo aumento excessivo das mamas, que pode gerar problemas na coluna devido ao peso.