Um homem apontado como líder de uma facção criminosa com atuação na Grande Salvador foi preso na manhã desta quarta-feira (6), no estado do Mato Grosso. O suspeito, cujo nome não foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), estava se passando por empresário e utilizava documentos falsos.
Ele morava em um imóvel de luxo em um bairro nobre de Cuiabá, mantendo uma rotina de alto padrão e ostentando itens caros como bolsas e relógios importados.
De acordo com as investigações, o traficante é responsável pelo envio de armamento pesado, incluindo fuzis, pistolas, carregadores, munições e drogas, para os comparsas na Bahia, sua terra natal. Esses materiais ilícitos eram negociados com traficantes na Bolívia.
Além de comandar o tráfico de armas e drogas, o suspeito também ordenava a execução de traficantes rivais, com os corpos sendo abandonados como forma de represália. Ele foi alvo de mandados de busca e prisão no âmbito da Operação Nexus, que envolveu as polícias da Bahia e do Mato Grosso.
“As investigações relacionadas a esta liderança de facção continuam. Nosso objetivo é desarticular essa rota internacional de armas e drogas. Atuaremos em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia e a Polícia Federal. Capturar os responsáveis pelos crimes violentos é a nossa prioridade”, afirmou o delegado federal Eduardo Badaró.