Sala de Imprensa do Carnaval de Salvador homenageia jornalista José Carlos Teixeira

Seu filho acredita que, ao saber da homenagem, Teixeira faria alguma piada sobre o destino. “Com certeza, ele gostaria de estar presente.”

Foto: Arquivo pessoal

A Prefeitura de Salvador vai inaugurar, na próxima quinta-feira (27), às 11h, a Sala de Imprensa José Carlos Teixeira, no Campo Grande. O espaço oferecerá suporte aos profissionais que farão a cobertura do Carnaval e homenageia um dos grandes nomes do jornalismo baiano, falecido em outubro de 2024, aos 76 anos.

Com 97 metros quadrados, a estrutura climatizada contará com mais de 20 computadores, sala para coletivas, copa e espaço de reuniões onde o prefeito e secretários farão balanços diários dos serviços municipais.

José Carlos Teixeira, conhecido como Teixeirinha, atuou por mais de cinco décadas na imprensa baiana, cobrindo os principais eventos do estado, incluindo o Carnaval. Seu filho, o jornalista João Pedro Pitombo, destacou a relação do pai com a festa:

“Meu pai tinha um profundo respeito pelo Carnaval e pelas festas populares da Bahia. Sempre defendeu nossas expressões culturais e, nos últimos anos, pesquisou a história da folia e do samba.”

Teixeira também escreveu sobre o samba baiano, lançando, em 2023, a biografia Walmir Lima – Um Bamba da Bahia. Ele trabalhava em um livro sobre Edil Pacheco, mas faleceu antes de concluir o projeto.

Nascido em Ruy Barbosa, Teixeira cresceu em Feira de Santana e iniciou sua carreira no jornalismo em 1969. Passou por veículos como Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, O Estado de S. Paulo e O Globo, além de atuar como assessor de comunicação e professor universitário.

Foi também militante político, defendendo a liberdade de imprensa durante a ditadura militar e trabalhando com marketing político em cinco estados e em Angola.

Seu filho acredita que, ao saber da homenagem, Teixeira faria alguma piada sobre o destino. “Com certeza, ele gostaria de estar presente.”

No ano passado, ele participou da inauguração da Sala de Imprensa que homenageou seu amigo, o jornalista José de Jesus Barreto. Agora, seu nome passa a fazer parte da história do Carnaval de Salvador.

google news