Ondas gigantes deixam seis mortos e desaparecidos na costa leste da Austrália

Mar agitado atingiu trechos de Queensland a New South Wales durante o feriado da Páscoa; autoridades mantêm alerta para risco de novas ocorrências.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Seis pessoas morreram e pelo menos duas seguem desaparecidas após uma série de ondas gigantes atingirem a costa leste da Austrália neste domingo (20), durante o feriado da Páscoa. As ocorrências foram registradas em diferentes pontos entre o sul de New South Wales e o norte de Sydney.

De acordo com o The New York Times, as fortes ondas foram provocadas por um sistema de baixa pressão que atua na região desde a última sexta-feira (18). Dados do governo australiano indicaram que, em alguns pontos, como na costa de Brisbane, no estado de Queensland, as ondas ultrapassaram os 7 metros de altura.

A agência meteorológica do país chegou a emitir alertas de mar agitado para um longo trecho da costa, que ia de Queensland até New South Wales, abrangendo cidades como Sydney, Byron Bay e a Gold Coast. O aviso reforçava que as condições representavam risco para pescadores, navegadores e banhistas.

Equipes de resgate seguem em busca dos desaparecidos e as autoridades mantêm o alerta para a possibilidade de novas ondas perigosas nos próximos dias.

google news