Passageiros que utilizam o sistema Ferry-Boat nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, enfrentam longas filas no terminal de São Joaquim, em Salvador. De acordo com a última atualização da Internacional Travessias, feita às 8h09, a espera para o embarque de veículos pode chegar a três horas.
No terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, o fluxo é mais tranquilo, com tempo de espera variando entre 60 e 90 minutos. A operação do dia conta com cinco embarcações em atividade: Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Anna Nery, Ivete Sangalo e Dorival Caymmi.
O embarque de veículos pesados segue restrito nos períodos de maior movimento. No sentido Salvador–Ilha, a proibição é válida das 5h das sextas-feiras até as 15h dos sábados, bem como das 5h de vésperas de feriados até 5h do dia seguinte. Já no sentido inverso, da Ilha para Salvador, a restrição vale das 5h dos domingos até as 5h das segundas-feiras e das 5h do dia seguinte ao feriado até 5h do dia subsequente. A exceção se aplica a caminhões que transportam alimentos e pacientes em tratamento de saúde fora do domicílio, que seguem com embarque permitido.
Passagens no sistema de Hora Marcada podem ser adquiridas com até 30 dias de antecedência, por meio do site www.internacionaltravessias.com.br. O portal também oferece o serviço “filômetro”, com atualizações frequentes sobre a situação das filas nos terminais.