O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, anunciou nesta terça-feira (27), durante entrevista à Rádio Clube FM, que a licitação para escolha de uma nova empresa de transporte coletivo será lançada em breve e deve ser concluída ainda em 2025.
Segundo ele, o objetivo é melhorar a qualidade do serviço com a chegada de uma nova operadora, que deverá contar com ônibus mais modernos.
Deolino destacou que uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas que operaram anteriormente no município foi a falta de subsídios, especialmente diante da alta demanda por gratuidade nas passagens. “As empresas que tentaram fazer o transporte coletivo quebraram porque não tinham nenhum subsídio. Elas alegam que em torno de 50% dos usuários são gratuitos, e quem bancava isso era a própria empresa”, explicou.
Para enfrentar esse problema, a prefeitura encaminhou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, que foi aprovado e permitiu a concessão de subsídios mensais de até R$ 140 mil para cobrir os custos com gratuidades. Segundo o prefeito, esse apoio financeiro já tem contribuído para uma melhora nos serviços prestados atualmente.
O gestor explicou que, embora o processo licitatório já estivesse pronto, foi necessário refazer o Termo de Referência (TR) após ajustes no diagnóstico elaborado pela empresa responsável, o que atrasou a publicação do edital. “Levou mais de um ano para refazer o processo. Mas muito em breve estaremos lançando a licitação, e tenho certeza de que ainda este ano teremos uma nova empresa de transporte coletivo em Santo Antônio de Jesus”, garantiu.