Idoso declarado morto é reanimado no Hospital de Base de Itabuna

Damião José dos Santos, de 72 anos, voltou a apresentar sinais vitais cerca de uma hora após ter o óbito confirmado por médicos

Um caso inusitado chamou atenção no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no sul da Bahia. O idoso Damião José dos Santos, de 72 anos, que havia sido declarado morto por dois médicos, retomou os sinais vitais cerca de uma hora após a constatação do óbito.

De acordo com informações do g1 Bahia, o paciente estava internado há oito dias na UTI 3 e teve a morte atestada na última quarta-feira (13), após permanecer 15 minutos sem atividade cardíaca, pulso ou reflexos, mesmo com manobras de reanimação cardiopulmonar realizadas pela equipe de plantão.

A direção do hospital informou, por meio de nota, que os profissionais iniciaram rapidamente os procedimentos de reanimação, mas o idoso permaneceu sem sinais vitais, levando ao diagnóstico de morte clínica. A equipe de uma funerária, inclusive, já se deslocava para realizar a remoção do corpo quando os profissionais do hospital perceberam um retorno espontâneo da circulação.

O fenômeno, conhecido como “retorno à circulação espontânea pós-colapso” ou síndrome de Lázaro, é raro, mas já foi registrado em outras partes do mundo. O hospital garantiu que não houve falha técnica ou ética no atendimento prestado ao paciente.

Antes do episódio, Damião estava com a respiração 100% dependente de aparelhos. Após ser estabilizado novamente, essa necessidade reduziu para 20%. O quadro de saúde dele segue sob monitoramento na unidade de terapia intensiva.

google news
senac