Mesmo com resultado normal na maternidade, o teste do olhinho exame rápido e indolor feito em recém-nascidos deve ser repetido regularmente até que a criança complete 3 anos. O objetivo é detectar precocemente doenças oculares graves, como catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.
Segundo a presidente do 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Luisa Hopker, “não acabou ali na maternidade. Pelo contrário, só começou ali. Ao longo do primeiro ano, são pelo menos três novos testes, além do realizado na maternidade. Isso até a criança completar 3 anos”.
O exame funciona como um rastreamento inicial, mas não identifica problemas de visão comuns, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Ele serve principalmente para indicar se a criança precisa ser encaminhada com urgência para um oftalmologista.
- Americanas demite mais de 4 mil funcionários e mantém plano de reestruturação financeira em 2026
- Triagem para Pequenas Cirurgias será realizada nesta sexta-feira (5) em Salvador com 50 vagas disponíveis
- São João de Pojuca: Prefeitura cancela shows de Tayrone, Neto Brito e outras atrações após recomendações de órgãos fiscalizadores
Especialistas reforçam que o acompanhamento contínuo é essencial para garantir a saúde ocular das crianças e permitir tratamentos rápidos em caso de diagnóstico de doenças graves.


