A Associação dos Professores REDA de Santo Antônio de Jesus realizou uma assembleia na tarde desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, para discutir reivindicações da categoria e cobrar o pagamento do piso salarial nacional dos professores contratados temporariamente.
Segundo a associação, mais de 200 pessoas participaram da reunião, que debateu medidas diante da falta de adequação salarial ao piso nacional da educação básica pública, atualmente fixado em R$ 5.130,63 para jornadas de 40 horas semanais.
A presidente da entidade, Diana Lisboa, afirmou em entrevista à Rádio Recôncavo FM que os professores contratados recebem valores abaixo do piso e também não possuem acesso à chamada reserva técnica, prevista na legislação educacional.
De acordo com Diana, o município possui atualmente quase 400 professores REDA atuando na rede municipal de ensino. Ela destacou que os profissionais enfrentam dificuldades relacionadas às condições de trabalho e à ausência de garantias previstas para a categoria.
“A gente trabalha em situação muito difícil, sem uma folga, sem nada”, afirmou.
Ainda segundo a presidente da associação, após debates durante a assembleia, os professores decidiram ingressar com uma ação judicial para cobrar os direitos reivindicados pela categoria.
Durante a fala, Diana Lisboa também criticou a estrutura oferecida para a realização da assembleia na Câmara de Vereadores, relatando falta de água para os participantes presentes no encontro.
A categoria afirma que já buscou diálogo com a gestão municipal e com a Secretaria de Educação em diferentes momentos, mas alega que as negociações não tiveram avanços concretos.


