A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o balanço das ações de prevenção realizadas durante os festejos juninos, com a realização de 58.834 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em 16 municípios baianos.
Entre os resultados, foram identificados 30 casos positivos para HIV. Também foram registrados 16 casos de hepatite B, 18 de hepatite C e 588 diagnósticos de sífilis, totalizando 652 exames com resultado positivo.
De acordo com a Sesab, 193 pessoas diagnosticadas com sífilis iniciaram o tratamento imediatamente nos próprios postos de atendimento montados durante as festas.
- Inteligência artificial ajuda a criar novas vacinas capazes de proteger contra famílias inteiras de vírus, aponta estudo de Cambridge
- PM apreende 11 espadas de fogo e conduz suspeitos durante ação contra “guerra de espadas” em Sapeaçu
- São João de Santo Antônio de Jesus chega ao fim após seis dias de festa e já deixa expectativa para os festejos de São Pedro
As testagens ocorreram em cidades como Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira, Alagoinhas, Serrinha, Senhor do Bonfim, Camaçari, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Itabuna e Seabra, entre outros municípios que receberam grande fluxo de visitantes durante o São João.
Além das ações de prevenção, os postos de saúde instalados nos circuitos juninos de Salvador registraram 196 atendimentos. No Pelourinho foram contabilizadas 169 ocorrências, enquanto Paripe registrou 27 atendimentos.
Segundo a secretaria, os principais motivos de procura pelos serviços de saúde foram casos de cefaleia, dores abdominais e intoxicação alcoólica.





