Romênia cria cartão preto para encerrar jogos de futebol por abuso de torcedores

Nova medida será aplicada nas categorias sub-7 a sub-16 e prevê encerramento definitivo de partidas em caso de abusos persistentes nas arquibancadas

Cartão Preto - Foto: Federação Romena de Futebol

A Federação Romena de Futebol anunciou a criação de um cartão preto para combater comportamentos abusivos de pais e torcedores durante partidas das categorias de base.

A medida será aplicada nesta temporada nas competições do sub-7 ao sub-16. Diferentemente dos cartões amarelo e vermelho, o preto não será utilizado contra jogadores. Ele servirá como um sinal do árbitro para indicar que uma partida foi encerrada definitivamente devido à continuidade de abusos nas arquibancadas.

Como funcionará o cartão preto

O procedimento terá três etapas. Primeiro, o árbitro interromperá temporariamente a partida diante de comportamentos inadequados e solicitará que os treinadores conversem com os pais ou torcedores para que as atitudes parem. Avisos também poderão ser feitos pelo sistema de som do estádio.

Se os abusos continuarem, o jogo será suspenso por 10 minutos, e as duas equipes serão encaminhadas aos vestiários. Nesse período, os treinadores terão uma nova oportunidade de tentar controlar a situação.

Caso o comportamento inadequado persista após a retomada, o árbitro encerrará definitivamente a partida e exibirá o cartão preto.

A regra abrange situações como insultos, ofensas verbais, agressões, empurrões, reclamações constantes contra a arbitragem e conflitos físicos ou verbais entre espectadores.

Segundo a Federação Romena, a medida faz parte de uma campanha para reduzir a pressão e os abusos contra crianças e adolescentes no futebol de base.

A entidade informou que as 130 academias incluídas em seu sistema de classificação receberam materiais sobre as regras de conduta e o funcionamento do novo procedimento.

A federação também mantém o chamado “Silent Day”, realizado duas vezes por ano em competições sub-13 e sub-14. Nessas partidas, pais e treinadores não podem se manifestar das arquibancadas ou das laterais do campo, com o objetivo de reduzir a pressão sobre os jovens jogadores.

📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais informações. 🌐 Acesse vozdabahia.com.br

google news
senac