Autoridades russas relataram neste sábado (19) ataques contra sistemas de votação e redes de comunicação durante o segundo dia das eleições parlamentares do país. A votação começou na sexta-feira (18) e segue até domingo (20).
Em Moscou, o sistema de votação on-line foi alvo de um ataque durante a madrugada. Segundo a agência Interfax, a presidente da Comissão Eleitoral Central da Rússia, Ella Pamfilova, afirmou que a situação permanecia sob controle e que as tentativas estavam sendo contidas.
No extremo leste do país, o Ministério do Desenvolvimento Digital informou que também identificou uma tentativa de sabotagem contra linhas de comunicação. Segundo as autoridades, a ação foi interrompida e os serviços foram restabelecidos.
Eleições ocorrem em meio à guerra na Ucrânia
Os russos escolhem os integrantes da Duma, a Câmara Baixa do Parlamento, em uma votação de três dias. O pleito ocorre no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada com a invasão russa em larga escala em fevereiro de 2022.
Antes do início da votação, o presidente Vladimir Putin acusou a Ucrânia de tentar interferir no processo eleitoral, mas não apresentou provas para sustentar a acusação.
As eleições também são marcadas por restrições à participação de candidatos contrários à guerra. Segundo a Reuters, a maior parte dos candidatos que se posicionam contra o conflito foi impedida de participar da disputa.
Os resultados devem começar a ser divulgados após o encerramento da votação, no domingo (20).
📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais informações. 🌐 Acesse vozdabahia.com.br





