O Prefeito Rogério Andrade se reuniu na tarde desta terça-feira (16) com os comandantes das Polícias Civil, Militar e prepostos da RONDESP para tratar sobre os acontecimentos registrados nos últimos 3 dias em Santo Antônio de Jesus.
Na reunião, realizada na sede da Secretaria da Fazenda, o Prefeito reforçou o apoio incondicional da gestão municipal as forças de segurança e fez contato por telefone com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, com o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, e com o Tenente Coronel Luziel Andrade, Comandante do Policiamento da Região Leste.
Entre outras ações estratégicas, ficou definido que a RONDESP atuará com efetivo reforçado até o fim de agosto.
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE CAATINGA) também vai reforçar o trabalho. A primeira guarnição chega à cidade ainda hoje e a segunda nesta quarta-feira (17). Além disso, o Prefeito irá à Salvador nos próximos dias em busca de mais apoio. O Tenente Coronel César Sá Pacheco e o delegado Dr° Edilson Magalhães agradeceram o empenho do Prefeito.
Números da PM reforçam período atípico
Durante a reunião, o Capitão PM Maurício enfatizou que Santo Antônio de Jesus vem registrando redução no número de crimes violentos letais intencionais (CVLI’s) nos últimos 3 anos. No 1º semestre de 2019, houve redução de 20,83% no número de homicídios na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) sob jurisdição do 14º Batalhão.
Em março, a Secretaria de Segurança Pública divulgou dados que apontavam redução de 50% no número de CLVI’s em relação ao mesmo período de 2018. Em 2018, o município apresentou redução de 12,9% em comparação com o ano anterior. Em 2017 também houve redução de 14,8% em relação a 2016.