Atriz Agatha Moreira raspa o cabelo

A atriz Agatha Moreira Imagem: Reprodução Instagram / @agathaamoreiraa

Depois de causar com seu look platinum blonde para a série “Verdades Secretas 2”, a atriz Agatha Moreira está dando o que falar de novo — agora com um look batidinho, praticamente raspado. Além de ser superestiloso, é uma boa alternativa para quem quer se livrar de uma química e ter os fios virgens de volta, ou mesmo do cabelo muito danificado e quebradiço.

Para todas

Assim como Agatha Moreira, Demi Lovato também aderiu ao look. Mas por que raspar a cabeça? “Pode ser por puro estilo, conforto ou praticidade”, diz Márcio Sanchez, hairstylist do salão TP Beauty Lounge, no Rio de Janeiro. Verdade que algumas mulheres estão raspando para se livrar de químicas indesejadas. “Por isso raspar a cabeça hoje, além de compor um estilo, se tornou também um momento de transição”, continua ele. “Para quem quer se livrar de química, é a melhor coisa do mundo! Tira tudo e começa do zero!”, complementa Nando Ardessore, cabelereiro do salão us3, em São Paulo.

“No meu caso, cortei para me livrar do descolorido”, conta Agatha a Universa.

Acho que faz parte de uma fase de transformação, de chegar aos 30 anos e me desapegar de tudo o que já foi, como as minhas personagens. E também de tudo aquilo que não quero ser mais. Foi muito significativo.

Agatha Moreira “Os pontos fortes: não sinto tanto calor no Rio de Janeiro, e é super prático, não precisa de muitos cuidados. Não tenho que fazer nada específico e nem finalizar”, acrescenta ela.

No mais, combina com qualquer textura de fio! “A mulher que raspa a cabeça tem uma atitude muito forte, não necessariamente pensando na sedução. Ela já é decidida, teve a coragem e ousadia que muitas não têm”, comenta Márcio. Agatha concorda: “Não preciso provar a minha feminilidade para ninguém. E nem preciso ser feminina o tempo todo (risos)”. Ah! Apesar de ser perfeito para o verão, o corte não tem estação do ano, ok?

Manutenção diária

Funciona assim: quem tem o cabelo naturalmente seco, vai precisar continuar usando shampoo e máscara hidratante ou nutritiva. Se tiver fios oleosos, deve optar por shampoo e condicionador para combater a oleosidade. “Mas a necessidade de fazer tratamentos para quem tem cabelo raspado cai muito”, avisa Márcio. Ou seja, é prático mesmo, e econômico! “Eu adoraria manter, porque é muito prático e eu amei! Mas não posso porque o meu trabalho não permite”, diz Agatha.

Cuidados com o sol

Se você tem fios finos, vai precisar redobrar os cuidados com a proteção do couro cabeludo. “Vivemos em um país tropical. Então, é importante o uso de filtro solar, se você tiver fios mais finos, o que expõe o couro cabeludo”, diz Nando. Passou máquina 4 ou 3? “Aí, não é necessário usar protetor. O que indico nesses casos é aplicar um leave in que contenha proteção”, diz o hairstylist.

Retoques do corte

Esse é um corte prático que não requer horas de dedicação em tratamentos, mas se você quiser mantê-lo, vai precisar retocá-lo a cada quatro semanas, aproximadamente. “Não aconselho luzes em cabelos muito curtinhos, mas cores fantasias ficam muito divertidas!”, fala Márcio.

E se você se arrepender?

Para deixar crescer será preciso muita paciência. Fique ligada em novos formatos de cortes para sair de um raspado e entrar em um pixie e ir evoluindo de acordo com o crescimento. “Prepare-se para entrar em uma fase que é chata! Dependendo da textura do cabelo, ele ficar mais volumoso”, observa Nando.

Universa / UOL