Agente de endemias morre com Covid-19 em Salvador; sindicato diz que é o 1º óbito registrado na categoria

Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)

Um agente de endemias de Salvador morreu na terça-feira (26), após ser infectado pelo coronavírus. Jacome Eduardo Brito, 55 anos, estava internado desde 15 de maio no Hospital Teresa de Lisieux, unidade de saúde particular da capital baiana.

De acordo com o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia (Sindacs), que representa a categoria, a morte de Jacome é a primeira entre os agentes, em Salvador, por causa do coronavírus. Ele era asmático.

O sindicato detalhou ainda que Jacome trabalhava desde 2008 como agente de endemias no distrito sanitário Itapagipe. Ele era casado, e a mulher dele está grávida.

O coordenador do Sindacs, Aldenilson Rangel, afirma que em Salvador trabalham cerca de 1,3 mil agentes e que 10 já foram diagnosticados com a Covid-19.

Nas redes sociais, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, lamentou a morte do agente, destacou a importância dele no combate ao aedes aegypti e se solidarizou com a família.

Na Bahia, até a manhã desta quarta-feira (27), o número de casos de coronavírus passava de 14,5 mil, com mais de 490 mortes. (G1)

google news