A amizade colorida, vez ou outra, volta a ser pauta. Não são raras as pessoas que já sentiram vontade de beijar aquele amigo (ou amiga), mas se conteve com medo de isso atrapalhar a relação.
Enredo de vários filmes e séries, essas relações despertam muita curiosidade sobre como viver uma experiência sem afetar a proximidade e contato com o amigo em questão. Segundo o psicólogo Romanni Souza, o alinhamento de expectativas é chave para essas situações.
“O principal é estabelecer limites claros; é essencial conversar sobre o que está ou não dentro do acordo, como a frequência de encontros, exclusividade..”, comenta.
“É essencial lembrar que a base de um relacionamento maduro é amizade, é suporte emocional, é compartilhar sentimentos, e também o sexo. Se isso estiver acontecendo, pode ser interessante conversar sobre transformar a amizade colorida em um relacionamento, sempre alinhando expectativas e lembrando-se do combinado”, afirma.
Uma pesquisa conduzida pela comunicadora Heidi Reeder, da Boise State University (EUA),aponta que manter relações sexuais com um amigo pode fortalecer a amizade.
O levantamento, feito com 300 homens e mulheres, mostrou que 20% dos entrevistados já mantiveram relações sexuais com amigos. Desse total, 76% afirmaram que a amizade ficou melhor e mais fortalecida após transarem. Para 50% dos participantes, vale ressaltar, o sexo casual virou um relacionamento posteriormente.
E se eu não quiser namorar?
Se a intenção for evitar dramas desnecessários e ficar apenas na amizade, existem algumas medidas a tomar. “Caso algum dos dois dentro da amizade comece a buscar um relacionamento sério dentro ou fora da amizade colorida, a amizade colorida vai acabar. É essencial alinhar expectativas de forma clara”, comenta Romanni.
O psicólogo também recomenda perguntar a si mesmo o que você busca. “Manter sua individualidade em relações assim é essencial. Foque em outros aspectos da sua vida, como hobbies, amizades e objetivos pessoais.”
Para tornar o momento de amizade colorida mais tranquilo, evite comportamentos de intimidade emocional intensa. “Depender do outro para suporte emocional pode aumentar o apego”, comenta Romanni. “Se perceber que está desenvolvendo sentimentos mais profundos, reflita sobre como isso afeta você e a relação, e converse sobre”, encerra.