A Agência Nacional de Vigilância Sanitária identificou mais de 100 lotes de produtos contaminados da marca Ypê durante uma inspeção realizada entre os dias 27 e 30 de abril deste ano. A operação também encontrou 76 irregularidades na unidade da empresa, segundo informações divulgadas pela agência reguladora.
As irregularidades foram constatadas em uma fiscalização conjunta envolvendo a vigilância sanitária do estado de São Paulo e a vigilância municipal de Amparo, cidade onde fica a unidade da fabricante Química Amparo.
A Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu adiar para sexta-feira (15) a análise do recurso apresentado pela empresa contra a resolução que determinou a suspensão da fabricação e o recolhimento de lotes de detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes.
Segundo informações divulgadas pela Folha de S.Paulo, a contaminação bacteriana havia sido identificada inicialmente em novembro de 2025, quando a Anvisa determinou o recolhimento de 14 lotes de lava-roupas líquidos após detectar a bactéria Pseudomonas aeruginosa em produtos da marca.
Após os apontamentos da agência, a Química Amparo informou que realizou mudanças no sistema de tratamento de água utilizado na produção dos itens líquidos.
Mesmo com o recurso apresentado pela empresa, a Anvisa reforçou que continua orientando os consumidores a não utilizarem os produtos incluídos na medida sanitária. O órgão afirmou ainda que a análise técnica sobre possíveis riscos à saúde segue em andamento.
A bactéria Pseudomonas aeruginosa pode causar infecções principalmente em pessoas com imunidade baixa ou problemas de saúde mais delicados, segundo especialistas da área médica.


