Ao Voz da Bahia, vereador de Aratuípe aponta denúncia do Conselho de Saúde contra a gestão

Foto: Voz da Bahia

O vereador do município de Aratuípe, Otávio José (PT) procurou o Voz da Bahia e na Live do programa Meio-Dia e Meia, falou sobre as denúncias ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e sobre a falta de pagamento para a Policlínica .

Inicialmente o vereador esclarece sobre a denúncia que fez contra o atual gestor do município de Aratuípe, “em uma entrevista aqui no seu programa, o ex-presidente há época Ruy Tourinho do consórcio Reconvale (Consórcio Público Interfederativo) de Saúde, disse que Aratuípe estava com débito na Policlínica, então nós usamos esse material justamente cobrando durante um bom tempo que fossem tomadas as providências até porque a Policlínica é um equipamento importantíssimo na nossa região que cuida e faz exames de média e alta complexidade e nosso município é uma cidade muito carente, o povo precisa muito da saúde, então nós apresentamos essa denúncia ao MP (Ministério Público) quase um ano depois de vim cobrando. Recentemente, eu soube que houve um pagamento desse debito”, explica.

O vereador ainda esclarece que quando o prefeito firmou convênio com a Policlínica o mesmo não mandou para Câmara o projeto abrindo crédito para poder fazer os devidos pagamentos, ” a cidade ficou um bom tempo usando o serviço sem pagar, como a Policlínica tem estatuto próprio, foi suspenso e serviços na nossa cidade. Eu tenho quatro ofícios protocolados esperando informações, por isso formalizei uma denúncia pelo MP analisando o estatuto da Policlínica”, relata.

Ao Voz da Bahia, Otávio também questiona o parecer dos Conselheiros de Saúde diante da prestação de contas, “existe um blog no qual são postadas todas essas prestações de conta e todas estão assinadas pelos conselheiros. Lá já consta além das contas de 2017/2018, já consta as contas de 2019 assinados pelos mesmos conselheiros. Dessa vez, você percebe claramente a questão da cópia das assinaturas, foi muito mal feita as assinaturas, inclusive, a gente percebe também que consta tanto assinatura de um conselheiro quanto de um suplente e não há necessidade dos dois, então é uma situação muito difícil a gente não fica feliz e está trazendo essas coisas”, relatou.

O edil pede ainda para o secretário de saúde de Aratuípe explicações sobre os fatos apontados, ” alguém foi o culpado por fazer isso, nós queremos saber quem foi que fez, para que a Câmara também possa tomar as medidas cabíveis. Se for possível e entrar com o pedido de afastamento, um pedido de impeachment caso precise. Eu posso mostrar para você aqui o número do inquérito das contas de 2018, o próprio Conselho Municipal de Saúde foi que fez a denúncia e 2019 e já fiz a representação ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), porque as contas não foram julgadas ainda, então já encaminhei e estamos aguardando o processo interno. Então vamos aguardar a posição do TCM observando e averiguando a situação”, concluiu.

O Voz da Bahia deixa o mesmo espaço ao prefeito Antonio Miranda Silva Junior, conhecido Sinho (MDB) para caso queira se pronunciar diante das denúncias apontadas pelo vereador Otávio.

ASSISTA O PROGRAMA COMPLETO ABAIXO:

Reportagem: Voz da Bahia

google news