Apagão: Rui Costa fala em ‘erro técnico’ e descarta crise energética

PF e Abin investigam causas da falha na rede elétrica que atingiu praticamente todo o país na terça-feira

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, atribuiu a um´”erro técnico” o apagão de energia registrado na terça-feira (15) em 25 estados e no Distrito Federal, afetando um terço dos consumidores brasileiros, ou cerca de 29 milhões de pessoas. “Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade”, declarou nesta quarta-feira (16).

De acordo com ele, o Brasil tem sobra na capacidade de abastecimento energético. “Não há razão para este apagão. A gente viveu alguns apagões no Brasil em períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa. Você tinha mais demanda do que oferta, o que levava ao colapso no sistema”, afirmou.

“Não é esse o caso no momento. Nós estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão todos cheios, nós temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Não há razão nem de oferta nem de demanda”, garantiu Rui Costa em entrevista durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). (otempo)

google news