Após denúncias de alteração em cor de rio, garimpo ilegal na BA é interditado; maquinário foi apreendido e grupo detido

De acordo com o Inema, uma equipe formada por agentes de fiscalização do instituto e da Polícia Militar, encontrou o garimpo no município de Saúde.

Foto: Divulgação/Inema

Um garimpo ilegal foi interditado nesta quinta-feira (13), na cidade de Saúde, na região próxima à Serra da Jacobina, no norte da Bahia, após uma ação de fiscalização conjunta entre o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Polícia Militar.

A atividade irregular causou danos ao ecossistema local e comprometeu os recursos hídricos da região. Conforme informou o instituto, sete pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia pela Polícia Militar. Não há detalhes se elas permaneceram presas ou se foram liberadas depois de ouvidas.

O objetivo da equipe era investigar denúncias sobre a coloração do rio Payaya e confirmar suspeitas de atividades ilegais de garimpo de ouro na nascente do rio, que ficou com cor mais escura, como se fosse lama.

Além disso, os equipamentos utilizados no garimpo, incluindo um veículo e uma retroescavadeira, foram apreendidos. Os responsáveis também vão ser autuados e serão exigidas ações para a recuperação das áreas degradadas.

Conforme constatado pela equipe de fiscalização, ocorreram alterações na cor do rio por causa do rompimento da bacia de contenção construída pela atividade irregular.

O garimpo de ouro ilegal é uma atividade altamente prejudicial ao meio ambiente. Além disso, a atividade contribui para a degradação de áreas protegidas e o desmatamento.

Para denunciar crimes ambientais, é possível entrar em contato com o Disque Denúncia do Inema através do número 08000 71 1400.

(G1)

google news