Após SAJ registrar 276 casos ativos da Covid, secretário diz que número é significativo

O secretário de saúde da cidade de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leonel Cafezeiro, esclareceu na noite desta sexta-feira (21) sobre o aumento dos casos de covid-19 no município.

Segundo o secretário, houve um problema no sistema de lançamento dos resultados de covid-19, onde não foram lançados os exames realizados em laboratórios particulares nesses últimos 3 dias. Após a resolução da inconsistência do sistema, os casos foram lançados todos de vez. Entretanto, o secretário informou, que ainda assim o número de casos é expressivo e a população deve se precaver, “publicamos uma nota explicativa porque houve uma inconsistência no sistema onde os laboratórios registram os resultados dos testes de covid-19. Tivemos uma inconsistência, um problema no sistema e não pudemos colocar os resultados dos laboratórios privados e hoje, na hora que normalizou deu essa elevação grande nos casos. De qualquer maneira, nós temos que ter em mente que nós temos 276 casos ativos. Nós estávamos registrando apenas os casos nos serviços públicos, os exames em laboratórios privados ficaram acumulados e foram lançados todos hoje. Mas na verdade o número de casos ativos é significativo”, disse.

O secretário comentou também sobre a variante ômícron, sendo ela a responsável pela terceira onda de aumento de casos no Brasil, “essa variante ômícron, tem como característica principal a facilidade e eficácia na transmissibilidade de indivíduo para indivíduo. Por isso esse número de casos. A vantagem para a gente, é que ela não está desenvolvendo casos graves a ponto de sobrecarregar os serviços de saúde. Dos quase 300 casos que temos ativos, só um é passível de internamento, não é grave, os outros estão sendo monitorados”, falou.

Redação: Voz da Bahia

google news