Após suspensão por causa do mau tempo, travessia Salvador-Mar Grande retoma operações nesta segunda

Imagem das lanchas que fazem a travessia Salvador - Mar Grande antes da pandemia — Foto: Maiana Belo/G1 Bahia

A travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, retomou as operações nesta segunda-feira (26). Por causa do mau tempo, o serviço estava suspenso desde a última sexta (23).

Apesar da retomada, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), responsável pelo transporte, informa que haverá uma suspensão temporária do transporte entre 9h30 e 11h30, por causa da maré baixa. Com a baixa maré, as embarcações não podem atracar no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, devido à pouca profundidade do canal de navegação.

Às 11h30, quando o serviço for retomado, oito embarcações vão seguir em operação. Nesta segunda, a primeira embarcação deixou o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica às 5h. Já em Salvador, a primeira lancha saiu no horário normal, às 6h30 do Terminal Náutico da Bahia. Até a parada temporária, devido à maré baixa, os horários das viagens ocorrem de hora em hora. O mesmo acontecerá no momento da retomada.

Caso não ocorram imprevistos em relação às condições do tempo nesta segunda, o último horário da embarcação saindo de Salvador será às 18h30. Já de Mar Grande para a capital, a última saída está prevista para as 18h.

Morro de São Paulo

Já para a travessia Salvador-Morro de São Paulo, as operações, nesta segunda-feira, vão continuar ocorrendo com conexão devido às condições de navegação ainda desfavoráveis de navegação no trajeto entre a capital e a Ilha de Tinharé.

Com conexão, os passageiros embarcam em lanchas da Travessia Salvador-Mar Grande, e, em Vera Cruz, são transportados em ônibus até a Ponta do Curral (Valença), de onde fazem a pequena travessia para o Morro.

Os horários saindo do Terminal Náutico vão ocorrer às 8h30, 9h, 11h30, 13h e 14h30. No sentido do Morro para Salvador, as saídas são 9h, 11h30, 13h, 14h30 e 15h.