‘As nossas expectativas é que possamos retomar as atividades comerciais como um todo’, diz Bruno Reis

Foto : Valter Pontes / Secom

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou hoje (32), em coletiva de imprensa, que a proposta final para o teste da reabertura do comércio será decidida ainda hoje para ser anunciada amanhã (1º). De acordo com ele, por conta dos indicadores da Covid-19 chegando aos números esperados para uma retomada segura e pelo contexto da segunda onda, a expectativa é de que todas as atividades possam voltar na próxima segunda-feira (5).

“As nossas expectativas é que possamos retomar as atividades comerciais como um todo”, afirmou. “Será um teste”, explicou. “Eu estou fechando hoje, durante o dia, essa proposta final. Ainda vou me reunir com os prefeitos da Região Metropolitana para validar essas medidas e com o setor produtivo para comunicar as decisões e amanhã apresentaremos”, disse.

De acordo com o prefeito, esse teste da abertura comercial na cidade é necessário e será possível devido ao contexto atual da pandemia da Covid-19. “Em relação à primeira onda, não tinha um comprometimento da atividade comercial como tem hoje, depois de um ano de pandemia. Então a crise sob o setor e a possibilidade de resistir mais tempo fechado é muito menor. Isso é fato”, esclareceu. Ele também reforçou o avanço da imunização em Salvador, que já vacinou 12% da população contra o coronavírus. “Não tínhamos ano passado nem uma expectativa de vacina e hoje nós temos”, lemrbou.

Reis também criticou a falta de apoio por parte do governo federal, que, segundo ele, tornaria viável a permanência das restrições das atividades comerciais. “Por outro lado, as medidas de apoio do governo federal não chegaram, elas eram fundamentais. […] Isso que permitiria e daria um fôlego maior para as atividades comerciais ficarem suspensas”, declarou. 

“Isso nos permite fazer um teste. Temos uma margem de manobra para isso. Hoje os índices de UTI estão em 81%. A gente sempre trabalhou com uma margem de, em média, 20% para fazer esse teste. Estamos chegando nisso”, concluiu o administrador do município.

Salvador amanheceu hoje (31) com oito pacientes aguardando por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), número 91% menor em relação ao maior registro da segunda onda, atingido este mês, quando 87 pessoas estavam na fila da regulação da categoria. Além disso, Bruno Reis informou que o fator RT do vírus, que indica a transmissão, está em 0,84.  Este número abaixo de 1 indica que a pandemia está sob controle. (Metro1)