Aves silvestres criadas em cativeiro são resgatadas pela PRF em Paulo Afonso

-
Foto : Divulgação / PRF-BA

Sete pássaros silvestres foram resgatados por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-110, trecho do município de Paulo Afonso, na região norte do estado. O caso aconteceu na manhã de ontem (30). As aves são das espécies conhecidas popularmente por azulão, cabeça vermelha, colerinha e periquito da caatinga.

Segundo a PRF, os policiais realizavam ações de fiscalização preventiva quando avistaram gaiolas penduradas em árvores, próximo a uma residência. Ao se aproximarem, perceberam que os pássaros silvestres eram mantidos presos, sem autorização do órgão ambiental. A proprietária da casa, uma mulher de 33 anos, confessou ser a responsável pela criação dos animais e disse que não tinha autorização para criá-los.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e a mulher se comprometeu a comparecer em audiência na Justiça Criminal. Ela responderá por crime contra o meio ambiente.

Os animais resgatados foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários, em uma ação que contou com o auxílio de uma ONG. Cinco animais que tinham condições de serem reinseridos na natureza foram soltos. Os demais foram enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. (Metro1)